sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Meu bairro: Tijuca :)

Se você está chegando agora ao blog, convido a ler primeiro Roteiro no Rio de JaneiroRecife-Rio: do voo ao check-in e De boa na Lagoa Rodrigo de Freitas. :)

Duas das coisas que mais gosto no Rio: a cidade parece viva e os bairros tem identidade. Não é algo para ser explicado, mas para ser sentido. Dito isso, eu não estaria apresentando o Rio ao meu namorado, se não o levasse para conhecer a Tijuca. :D Bairro de classe média, a "Zona Sul da Zona Norte" para os tijucanos!

Na verdade, o pedaço de chão que denominamos comumente de "Tijuca" engloba outros pequenos bairros. Oficialmente, eu morava no bairro Maracanã. Sim, ao lado do estádio. Nas fotos, a vista da antiga janela da sala: à esquerda, o Pico da Tijuca; à direita, o Maracanã e o Maracanãzinho.
Créditos: Lulu (2009)

Já que eles estão na foto, vou falar um pouquinho do Estádio Jornalista Mário Filho e de seu filhote, Ginásio Gilberto Cardoso. Para os fãs de esportes, tem pista para corrida, caminhada e ciclismo ao redor dos estádios e tour para conhecer o Maraca. O tour acontece diariamente, de hora em hora, das 9h às 17h, e você pode conferir os valores no site oficial, que variam de acordo com o dia da semana, opção por guia ou audioguia e estacionamento.

Confesso que Educação Física não era minha matéria favorita, não assisti a nenhum clássico no Maraca, nem fiz o tour... mas assisti à patinação no gelo e ao vôlei EUA x Costa Rica e Canadá x Cuba no Pan Americano no Maracanãzinho. :D 

Para acesso ao lado oeste do estádio, desembarque na estação Maracanã do metrô; para o lado leste, na São Cristóvão. Para saber mais sobre transporte, confira Táxi, busão e metrô no Rio.
Repare na Quinta da Boa Vista, com o Museu Nacional/UFRJ e o Rio Zoo, sobre os quais falarei em outra postagem.
Fonte: Google Maps, acessado em 31/07/14

De volta ao nosso roteiro: pegamos o metrô na Cantagalo, próxima à Lagoa, e descemos na Saens Peña, onde fervilha o comércio da Tijuca. 


Nesse mapa, você pode localizar o Shopping Tijuca, a estação de metrô da Saens Peña (gotinha no canto inferior direito), o Pizza Grill (no canto inferior esquerdo) e a Praça Varnhagem, onde se concentram barzinhos, como Buxixo Chopperia (no canto superior esquerdo) e Garota da Tijuca.
Fonte: Metrô Rio, acessado em 01/08/14

Cinema bacana para conferir as estreias, Outback para uma batata com bacon, Parmê com rodízio de pizzas sempre em promoção e Compão para variar os sabores dos sucos. Quando não sabíamos para onde ir, o destino do meu grupo de amigas do Rio era o Shopping Tijuca! É por isso que nenhum Outback será tão querido para mim quanto o de lá. Inclusive, a filial faz aniversário no mesmo dia que eu: quando fui comemorar meus 18 anos, encontrei o restaurante repleto de balões.

Para o roteiro novamente: passeamos pelo Shopping e escolhemos inventar sucos na Compão. A graça da lanchonete, que também oferece sanduíches e salgados, são as muitas opções de frutas para que você faça a sua combinação. Fujo das misturas tradicionais e opções não faltam: pinha, espinafre, figo, banana, cenoura, agrião, limão, laranja, beterraba, mangaba, uva, manga, abacaxi, hortelã, amora, melão, cupuaçu, tangerina, maçã, caqui, caju, pitanga, cacau, tomate, pêssego, framboesa, kiwi, tamarindo, clorofila, melancia, morango, graviola, seriguela, maracujá, laranja lima, goiaba, abacate, açaí, pêra, ameixa, mamão, acerola e berinjela. 


Não lembro quais eram os ingredientes, mas diria seriguela/laranja/clorofila e açaí/amora/uva. :D
Créditos: Rafa (set/2013)

Depois, fomos almoçar aonde, na minha memória, eu havia provado a minha comida favorita de todas, pizza de mousse de maracujá! Eu lembrava que o atendimento era simpático e o rodízio era farto, com pizzas muito recheadas e diversas opções tanto salgadas, quanto doces. Acho que criei tantas expectativas para esse reencontro com o Pizza Grill, que foi inevitável um pouco de decepção. Ainda assim, foi legal.


Essas fotos são da primeira vez em que fui ao rodízio. Para os fãs de frutos do mar, essa pizza é o que há!
Créditos: Lulu (2009)

Terminamos de almoçar tarde, encerramos o passeio pela Tijuca e pegamos o metrô até a Estação Botafogo para voltar ao Ibis. A próxima parada será um restaurante sensacional na Lagoa, continue acompanhando as postagens! :)

Gostou do blog? Siga no Instagram: https://instagram.com/roteirosdarafa/ ;D

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas e compartilhe seus relatos, viajante =)
Obrigada!