quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Restaurant Week: Ça Va Bistrô

Escrevi sobre o Restaurant Week na postagem sobre o Giardino Bistrô. Para quem não conhece, é um festival em que muitos dos melhores restaurantes da cidade oferecem um menu especial, que pode ser consultado previamente no site do evento, com entrada + prato principal + sobremesa a um preço fixo. Na última edição, que ocorreu entre 13/out e 02/nov, os valores foram R$ 37,90 (almoço) e R$ 49,90 (jantar).

Escolhi o Giardino sem grandes expectativas, por ser perto da minha casa, e me surpreendi positivamente, como contei na postagem anterior

Escolhi o Ça Va por ser um restaurante francês famoso na cidade e, ansiosa para conhecê-lo, levei minha família. Criamos expectativas e nunca havíamos provado comida francesa antes, talvez estes sejam os motivos para não termos apreciado os pratos!

O Ça Va é um pequeno restaurante localizado na Rua Capitão Rebelinho, 519, Pina. A decoração é bonita e o ambiente é adequado para um jantar romântico. 

O garçom nos trouxe apenas o menu do Restaurant Week e notei que várias das pessoas ao nosso redor estavam consumindo os pratos do festival. Eu achei que teria sido melhor se ele tivesse trazido o cardápio da casa também, para que conhecêssemos. No geral, o atendimento não foi muito atencioso, o que pode ser em parte justificado pela lotação. 

Os nomes dos pratos eram bastante criativos, em um francês "falsiê" bem humorado.

Entradas
Tapioquê com Pernilê de Porcquê: rolinho de tapioca, pernil de porco na cerveja com cream cheese e redução de umbu-cajá.
Créditos: Rafa

A descrição do prato era bem elaborada, mas a palavra agridoce era suficiente para descrever o sabor. Não curti muito. 

Crostini Brie Amostrado: crostini de queijo brie, chutney de passa de caju e crisps de parma ao azeite de trufas.
Créditos: Rafa
Confesso que não sei o que é crostini, queijo brie, chutney ou crisps; mas, para mim, pareceu uma torradinha com patê. Será que toda comida francesa é assim?

Pratos principais
Tournedos Moutarde Jerimum au Vin: tournedos de filé, molho de mostarda ancienne e vinho tinto, com puré de abóbora e batata-doce ao azeite de coentro.
Créditos: Rafa



Eu não gosto de criticar, sempre tento ver o lado positivo das coisas ou ser imparcial... Só que não posso deixar de ser sincera: não há nada que eu tenha achado bom neste prato (talvez apenas o visual) e comi mais por obrigação do que por vontade. Essa sensação foi compartilhada pelos que dividiram a mesa comigo: carne dura e purê açucarado não agradaram ninguém. Desculpa, Ça Va.



Sobremesa

Mousse d'Ananas Vixe Maria: mousse de cream cheese com abacaxi caramelizado e gengibre, farofa de suspiro, calda de uva roxa e telha de massa folhada.
Créditos: Rafa
Nem mesmo a sobremesa salvou o jantar. Primeiro, o visual não nos agradou (compare com as sobremesas do Giardino Bistrô na outra postagem). Segundo, embora a opção de sobremesa fosse uma só, cada pessoa da mesa a recebeu de um jeito: três copos de vidro iguais e um diferente, alguns com folha de hortelã, outros com folha de salsa. Terceiro, o sabor e o odor dos ovos utilizados no preparo não estavam nada sutis. Desculpa de novo, Ça Va.

Mas valeu a pena!
Jantamos em um restaurante francês pela primeira vez e, embora o sabor e o atendimento tenham deixado a desejar, foi divertido. Boa companhia tornam qualquer passeio mais feliz. 

Como vejo gente elogiando o Ça Va, acho que você deveria conhecer e tirar suas próprias conclusões: vai que o menu habitual é bem melhor do que o do Restaurant Week!

Gostou do blog? Siga no Instagram: https://instagram.com/roteirosdarafa/ ;D

Leia também:
Mais opções, na Zona Norte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas e compartilhe seus relatos, viajante =)
Obrigada!